APLICAÇÃO ANDROID COM VUFORIA E UNITY3D.

O Unity 3D é uma aplicação multiplataforma com capacidade de compilar o projecto nas principais plataformas. Os terminais móveis são uma opção natural para o desenvolvimento de aplicações de AR devido ao facto de estarem bastante disseminados e de permitirem uma exploração quase natural do meio físico envolvente.
Para compilar uma aplicação no sistema Android, o Unity 3D necessita que o SDK Android esteja correctamente instalado no sistema. Neste tutorial, de um modo sucinto, iremos rever os passos principais que permitirão instalar e correr no sistema Android uma aplicação desenvolvida em Unity 3D.

1. Instalar Android SDK

As instruções de  instalação do SDK de Android respectiva articulação com o sistema Unity estão bem documentados nas respectivas páginas de suporte:

http://docs.unity3d.com/Manual/android-GettingStarted.html

http://developer.android.com/sdk/index.html

Siga os passos, descritos no últimos endereço, e instale o SDK Android no seu computador. O download e a instalação dos principais extensões é um processo moroso que levará entre 1 a 3 horas, dependendo do desempenho do seu computador e da largura de banda da sua ligação.

2. Compilar a aplicação no Unity

Após a correcta instalação do Android SDK, abra um projecto em unity+vuforia, como aquele que foi descrito no post anterior, e através do menu file execute o commando Build Settings. Adicione a Scene à lista de compilação.

unity_android

 1- Correr automaticamente no Android.

A opção build and run permite compilar e correr automaticamente a aplicação no seu telemóvel. Neste cenário é necessário conectar o telemóvel ao sistema operativo.

2- Compilar, tranferir e instalar a aplicação no Android manualmente .  

Neste caso o projecto é compilado na pasta temp, no interior da pasta de projecto, e é criado um ficheiro de instalação Android do tipo APK:

[pasta de projecto]/temp/StagingArea/Package_unaligned.apk

– Transfira o ficheiro para o telemóvel Android.

– Corra a aplicação File Manager (caso não tenha uma aplicação de gestão de ficheiros, sugerimos que instale a seguinte  app gratuita: ES file explorer manager, a partir da Play Store).
(Pode ser necessário ter de abrir as opções de segurança do Android e permitir a instalação de aplicações proveniente de fontes desconhecidas)

– Corra e teste a aplicação.

Anúncios