Mylamp – Liga/desliga candeeiro a partir de atalho na desktop

Um ícone na desktop controla (liga e desliga) o candeeiro de secretária. Este pequeno tutorial exemplifica como uma aplicação multimédia pode controlar aparelhos ligados a uma tomada, como por exemplo, um electrodoméstico, um candeeiro, uma aparelhagem de som …


O microcontrolador arduino serve de interface entre o computador e o circuito de 220v via um releé. Qualquer aplicação que aceda à porta série virtual passará a poder controlar a tomada.
Para simplificar criámos um ficheiro BAT com a seguinte linha de comando:

echo k>com6

quando executado, envia o carácter k para a porta série virtual nº 6, que no meu computador corresponde à porta instalada pelo driver FTDI do arduino. Por sua vez, o arduino comuta o estado do pin de output nº8 que se encontra ligado ao relé por via de uma resitência e de um transistor. Por fim, criámos um atalho para o ficheiro bat na desktop e desenhámos um ícone para esse atalho.

Descrição do circuito

O objectivo do relé é separar (e chavear) através de um processo mecânico dois  circuitos distintos – o do arduino (5vdc) e do candeeiro (220 ac). Como o relé utiliza uma bobine para activar mecanicamente o interruptor, pelo efeito de indução, pode acontecer no momento em que ele se desliga, dar-se uma descarga no sentido contrário ao do circuito. Por essa razão introduz-se um díodo entre os terminais do relé para proteger o arduino de um curto-circuito.
O Transistor é necessário para excitar o relê, pois a corrente fornecida pelo pin do arduino pode não ser suficiente. Na base do transistor, para o proteger, convém limitar a corrente, por essa razão coloca-se uma resistência (1k) entre a sua base e o pino do microcontrolador .

O output do Relé usado dependerá da potência dos aparelhos que se pretende controlar.
Para a maior parte dos aparelhos domésticos bastará usar como referência:
RN 6VDC 2A

Ficheiros

Download ficheiros – myLamp na desktop

Download ficheiros – myLamp no processing

Anúncios